quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Eliminação de bloqueios com EFT


EFT


artigo publicado no jornal O IMPACTO de Mogi Mirim, em 7 de junho de 2014

Todos nós trazemos conosco uma carga emocional que foi sendo acumulada ao longo dos anos. Carregamos emoções positivas, mas é incrível como as emoções negativas nos impactam mais fortemente. Circunsntâncias de perdas, brigas, mágoas, frustrações, decepções, fracassos, tristezas, críticas. E muitas vezes, quando nos recordamos de situações passadas, ainda surgem sentimentos como raiva e sensação de injustiça.
        Podemos inclusive criar certo apego a esses sentimentos negativos, não querendo perdoar uma pessoa ou a nós mesmos. Agora se quer resolver a situação, uma ferramenta interessante por sua eficácia é a EFT (emotional freedom techniques) - técnica para liberação de negatividades. Diversos tipos de negatividades como emoções (mágoa, medo/insegurança, vergonha, culpa, raiva), dores físicas e doenças, traumas de situações ocorridas no passado ou ainda receio do futuro. Bloqueios como medo de dirigir, de viajar de avião, de nadar, de falar em público, são liberados por meio dessa terapia.
        Qualquer situação que se encaixe dentro desse perfil negativo pode ser trazida para a sessão e ser trabalhada pela EFT, que consiste em percorrer um meridiano da acupuntura com leves batidas dos dedos em alguns pontos, enquanto se vai pronunciando frases e palavras sobre o problema em questão.
        Seu efeito normalmente é rápido e transformador. Produz alívio, muitas vezes imediato, numa verdadeira libertação. A explicação para esse efeito é que um bloqueio emocional na realidade torna-se físico, um bloqueio energético. Torna-se um obstáculo impedindo o fluxo energético, assim como algo entupindo um encanamento. E no momento em que provocamos esse bloqueio com as batidas dos dedos em pontos desse meridiano é como se estivéssemos desentupindo e restabelecendo o fluxo. Exatamente como numa lei da física.
        Os resultados são incríveis. Ocorre melhora a cada rodada aplicada. Normalmente é solicitado à pessoa que atribua uma nota de 0 a 10 ao problema que vai ser tratado. E após a aplicação da técnica volta-se para a questão inicial e atribui-se uma nota novamente, que pode ser igual, maior ou menor à anterior. Na maioria das vezes essa nota vai diminuindo e a pessoa vai sentindo um alívio.
        Algumas vezes a situação inicial do problema altera-se totalmente após uma rodada da técnica, alterando também o sentimento que o bloqueio provoca. Por exemplo, alguém pode ter iniciado um tratamento de uma questão do passado, pela qual esta pessoa sentia muita raiva. De repente, após uma ou mais rodadas, essa pessoa passa a sentir culpa pela mesma situação. Nesse momento, pode-se iniciar uma nova rodada de EFT para tratar desse novo sentimento que aflorou, e assim por diante, até zerar os sentimentos negativos sobre aquela questão inicial.
        É muito interessante, quando me deparei com essa ferramenta fiquei impressionada com seus resultados.
        Na verdade, quando se trata os próprios sentimentos negativos como culpa, vergonha, raiva, mágoas, ódio, inseguranças e fobias, o que ocorre é uma elevação da autoestima e uma maior capacidade de agir efetivamente sobre a própria vida. Obtem-se uma maior autonomia em relação às escolhas e decisões, além de uma postura mais adequada frente à própria realidade, uma atitude mais positiva.

Parênteses: Em breve poderão baixara apostila do curso básico de EFT em nosso site. Tem sido muito eficaz no tratamento de bloqueios emocionais, processos depressivos, medos, fobias, traumas. Em certos casos apenas uma sessão já pode ser suficiente.
Para agendamento de sessões individuais entrem em contato.
Desejo um ótimo final de semana a todos! Abraços, Sandra K.

Sandra Kussunoki é mestre em ciências da motricidade pela UNESP/Rio Claro, educadora física, engenheira química (UNICAMP), professora de danças (ventre, salão e flamenco), proprietária de escola de dança em Mogi Mirim e terapeuta de Reiki e EFT. Escreve aos sábados essa coluna.
(contato: sandrakussunoki@hotmail.com / 9 9219-4986)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário