domingo, 28 de dezembro de 2014

Dicas para garantir um ano melhor



artigo publicado na coluna semanal no jornal O IMPACTO de Mogi Mirim, em 27 de dezembro de 2014

Não importa como tenha sido o ano que passou, sempre queremos que o próximo seja melhor. Programamos para iniciar atividades físicas, começar aquela dieta, fazer arrumações, mudar de emprego, enfim, costumamos pensar em mudanças positivas nessa época de passagem de ano.
            Bem interessante ler algumas dicas para reflexão, que na realidade valem para o ano inteiro. Selecionei algumas boas. Por boa dica entendo que são as mais essenciais, aquelas que mexem com nossa alma.
            A primeira dica é perdoar. Abrir mão de sentimentos como mágoa, decepção, raiva ou ódio em relação a alguém ou alguma instituição. No momento em que você guarda algum tipo de ressentimento entra em um estado de vitimização, inconscientemente. De alguma forma você não está assumindo 100% de responsabilidade pela sua felicidade, culpando alguém pelo que lhe aconteceu, e guardando maus sentimentos. E o estado de vítima não nos permite crescer.
            Outra dica é limpar. A limpeza pode ser emocional ou material. A limpeza emocional inclui o perdão que já foi mencionado, e também a limpeza de qualquer outro tipo de sentimento negativo, como tristeza, medo, frustração, fracasso. Qualquer emoção negativa acumulada durante o ano, ou quem sabe, há anos.
            A limpeza material é mais fácil. Mas algumas vezes nem tanto. É separar o que não utiliza mais e doar ou vender, desapegando daquilo que está acumulando sem necessidade. Esse tipo de limpeza dá um alívio, e influencia em outros aspectos da sua vida.
            Uma dica importante é agradecer. É mais fácil quando se faz uma lista. Lembrar-se de coisas importantes que aconteceram no ano, e agradecer sempre. Agradecer pelas suas qualidades também, pela saúde, pelas oportunidades.
            Normalmente nós costumamos reclamar quando estamos doentes, mas nem sempre lembramos de agradecer pela nossa saúde quando estamos bem dispostos e saudáveis. É surpreendente o resultado do agradecimento diário.
            Mais uma dica: eliminar a autossabotagem. Pensamentos, crenças e sentimentos negativos podem nos impedem de atingir objetivos importantes na vida. Crenças limitantes, medo do julgamento alheio, medo de não conseguir, de não dar certo, sensação de incapacidade...
            Depois de tudo isso só falta agir! Entrar em ação, começar o novo projeto, dar o primeiro passo.
            Na maioria das vezes não é tão fácil assim... Mas podem contar com o auxílio da EFT, uma técnica que já mencionei diversas vezes aqui nessa coluna.
            Este ano fiquei muito satisfeita com os resultados obtidos tanto comigo mesma como com as pessoas que atendi com a EFT (emotional freedom techniques), para remoção de bloqueios emocionais. Pessoas eliminaram medo de dirigir, tristezas, raivas, mágoas e traumas, até mesmo de infância. Atendi duas pessoas com fibromialgia, que sentiram algumas melhoras físicas e principalmente melhoras no ânimo e disposição. São diversos casos, síndrome do pânico, culpa por algo que se arrependeu no passado, mágoa por atos de pessoas próximas ou colegas de serviço, chefes.
            O mais interessante é que quando se consegue eliminar um sentimento negativo, isso acaba afetando diversas outras áreas da vida da pessoa, que pode inclusive tomar outro rumo. Por exemplo, teve um caso de uma pessoa que tinha mágoa de um colega de trabalho, e alguns dias depois de fazer a sessão de EFT foi transferida para outro setor de trabalho. É automático! Muito incrível mesmo.
            Isso acontece porque quando mudamos sentimentos, nos transformamos e passamos a atrair novas situações para nossas vidas.
            Feliz ano novo a todos! Feliz 2015!!!

Parênteses: estou trabalhando e recolhendo depoimentos das pessoas que foram atendidas com a EFT esse ano para disponibilizar no site e no blog. O objetivo é divulgar esses resultados para que mais gente possa se beneficiar. É muito melhor eliminar um sentimento negativo antes de somatizar e virar uma doença. Transformem-se!!! Desejo a todos um excelente 2015, com muita saúde, paz, felicidade e sucesso em todos os sentidos!!! E que recebam muitas bençãos! Grande abraço, Sandra K.

Sandra Kussunoki é mestre em ciências da motricidade pela UNESP/Rio Claro, educadora física, engenheira química (UNICAMP), professora de danças (ventre, salão e flamenco) e proprietária de escola de dança em Mogi Mirim. Escreve aos sábados essa coluna.
(contato: sandrakussunoki@hotmail.com / 9 9219-4986)
Blog: www.sandrakussunoki.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário